O livro do ego | É bom e Vale a pena Ler? Confira Sinopse, Livros Parecidos e mais
Qual é a história do livro?
Em O livro do ego, Osho compartilha seus ensinamentos através de perguntas e respostas, proporcionando ao leitor a libertação da prisão representada pelo ego. O livro aborda temas como política, poder, violência e amor, relacionando a influência do ego em cada um desses elementos.
É bom e vale a pena ler?
Descubra como temos sido comandados pelas noções impostas pela sociedade, que ditam que devemos almejar ser cada vez melhores do que todos à nossa volta Em O livro do ego, Osho compartilha seus ensinamentos através de perguntas e respostas, proporcionando ao leitor a libertação da prisão representada pelo ego. O livro aborda temas como política, poder, violência e amor, relacionando a influência do ego em cada um desses elementos.
O autor ensina que a autoaceitação só é possível quando nos despimos de toda a vaidade que carregamos. Juntamente com O livro das mulheres, O livro dos homens e O livro do ego, esta valiosa obra contribui de maneira imprescindível para o autoconhecimento e para a criação de um mundo melhor.
Resenha/Review
Confira abaixo uma resenha do livro O livro do ego, espero que te ajude a decider se vale a pena comprar ou não o livro.
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Saiba mais sobre o autor Osho
Rajneesh Chandra Mohan Jain foi líder religioso de uma seita de tradições dármicas, mestre na arte da meditação e do despertar da consciência. Apesar de sua formação e docência acadêmica em filosofia, além de ter sido campeão em debates, ele não se considerava um filósofo, mas sim um místico, pois seu principal propósito era o desenvolvimento da consciência, o autoconhecimento, através da meditação. Durante a década de 1970, foi conhecido pelo nome de Bhagwan Shree Rajneesh e, mais tarde, como Osho.
Espero que nossa avaliação do livro O livro do ego te ajude a decidir se vale a penar ou não comprar. Se quiser encontrar outros livros para ler, basta dar uma olhada na nossa sessão de Livros e Quadrinhos e saber tudo sobre esse universo.
Fonte:https://deveserisso.com.br/blog/o-livro-do-ego-e-bom-e-vale-a-pena-ler-confira-sinopse-livros-parecidos-e-mais/
O Livro do Ego - resenha crítica
Idon lineRevista de Psicologia. Ano 2, No. 5, Julhode 2008-ISSN 1981-1179.Edição eletrônica em http://idonline.no.comunidades.net9
Resenha______________________________________________________O EGO E O DESEJO(Do livro: OSHO
(2006). Come, Come, Yet Again Come. Cap. 4. Tradução de Sw.
Bodhi Champak. Suiça: OshoInternational Foundation)Gislene Farias de Oliveira(1)Este texto
discorre sobre as dúvidas de
uma jovem, que
certa vezperguntou ao mestre
Osho, se ele
saberia explicar o
que ela realmente
queria? Ao que
o mestre de
pronto respondeu: “...ninguém
sabe exatamente o
que quer,porque ninguém
está consciente nem mesmo de quem se é. A questão do querer é
secundária, a questão básica é: quem é você? A partir disso,
as coisas poderão
ser resolvidas –quais são
seus desejos, suas
vontades, suas ambições?”.E continuou.
“Se você é um ego,
então naturalmente você
quer dinheiro, poder, prestígio, quer
lutar comoutras pessoas,
você será competitivo –ambição significa competição. Você
estará continuamente pisando
na garganta dos
outros e eles
estarão continuamente
pisando na sua.
Então a vida
se torna aquilo
que Charles Darwin
disse: a sobrevivência dos mais
aptos”. Na verdade o
uso que ele
faz da expressão
“os mais aptos”
não é correto.
Na verdade, o que ele chama de mais apto, é o mais esperto, o mais
animalesco, o mais inflexível, o mais estúpido, o mais feio. Charles Darwin não
diria que Buda é o mais apto, ou Jesus, ou Sócrates. Essas
pessoas seriam mortas
facilmente e aqueles
que os tivessem
matado iriam sobreviver. Jesus
não conseguiria sobreviver. Certamente, de acordo com Darwin, Jesus não é a
pessoa mais apta. Poncios Pilatos é muito mais apto, estariano caminho certo.
Sócrates não era o mais apto, mas as pessoas que o envenenaram, que o
condenaram à morte, eram. O uso que ele faz da expressão „o maisapto‟ é muito
infeliz, segundo Osho.Osho acreditavaque se você está vivendo no ego, então a sua vidaserá uma luta; ela será violenta
e agressiva. Você criará miséria para os outros e para si mesmo, porque a vida
de conflito não consegue ser nada além disso. Explica que dessa forma, tudo
depende de você, de quem você é.
Se você está
no ego, ainda
pensando em si em termos
de ego, então
você terá uma certa qualidade
fétida. Mas, se você chegou a compreender que você não é umego, então
10a sua vida terá umperfume especial.
Se você não conhece a si mesmo, você está vivendo na inconsciência, e uma vida
de inconsciência só pode ser uma vida de equívocos. Ele quer
dizer que,a pessoa
pode ouvir qualquer
mestre que queira
eleger, mas sempre interpretará
de acordo com a sua
própria inconsciência. Muitas
vezes de forma distorcida.Segundo Osho,
o cristianismo seriauma
má interpretação de
Jesus, assim como o
budismo uma má
interpretação de Buda.
Todas essas religiões
são interpretações errôneas, distorções, porque
as pessoas que
seguem Jesus ou
Buda, são pessoas
comuns sem consciência. O que
elas fazem é preservar os escritos e matar o espírito. Ele conta uma história
para explicar sua idéia: “Um
filósofo estava caminhando
ao redor de um parque
e notou um
homem sentado em posição de
lótus, com os olhos abertos olhando para o chão. O filósofo viu que o homem
estava totalmente absorvido em seu olhar
fixo ao chão. Depois
de observá-lo por
um longo tempo, o filósofo não
mais resistiu e foi até o estranho camarada perguntando, „O que você está
procurando? O que está fazendo?”.Então
ohomem respondeu sem deslocar
o seu olhar
fixo, “Eu estou
seguindo a tradição Zen de sentar
silenciosamente, nada fazer e então a primavera vem e a grama cresce por si
mesma. Eu estou observando a grama crescer, mas ela ainda não cresceu coisa
alguma”.E ele explica:
não é preciso
observar agrama crescer –mas
isso é o
que sempre acontece. Jesus
diz uma coisa
e as pessoas
escutam, mas elas
escutam apenas as
palavras e dão àquelas palavras
os seus própriossignificados. Osho dá outro
exemplo metafórico:“Uma mãe levou seu filhinho ao psiquiatra e por mais
de três horas
ela lhe contou
toda a história
de seu filho.
O psiquiatra estava
ficando cansado, mas a
mulher estava tão
absorvida nasua fala
que nem mesmo
lhe deu oportunidade de
impedi-la. Uma frase
seguia a outra
sem qualquer intervalo.Finalmente o psiquiatra teve que dizer: Por favor, pare
agora! Deixe-me perguntar algo ao seu filho!. E ele perguntou ao filho: Sua mãe
está reclamando que você não ouve o que ela lhe diz. Você temalguma dificuldade
de audição?.O filho disse: Não. Eu não tenho dificuldade de audição –os meus
ouvidos estão perfeitamente bem –mas no que se refere a escutar, você pode
julgar por si mesmo”.Ele explica que
ouvir é algo
sensorial, mas escutar
é algo mais
profundo,psicológico. Você pode
ouvir toda sorte
de coisas e
escutar apenas o
que sua cognição permitir.
11Ele
continua a explicação àjovem,mostrando que o que
a pessoa quer,
é uma questão de
ponto de vista,
de referencial. Por
exemplo: Se você
estiver identificado com o
corpo, então o seu querer será diferente; então comida e sexo serão suas únicas
vontades, seus únicos desejos. Esses
são dois desejos
animais. Mas se
você estiver identificado
com a mente, os
seus desejos serão
diferentes: música, dança,
poesia, e depois
existem mil coisas.Oshoexplica que o corpo é muito
limitado; ele tem uma polaridade simples: comida e sexo. Ele
se move como
um pêndulo entre
esses dois, comida
e sexo, como
se nada mais existisse para
ele. Mas se
você está identificado
com a mente,
então ela tem
muitas dimensões. Você pode
estar interessado em
filosofia, em ciência,
em religião –você pode estar interessado em muitas coisas que
consegue imaginar.Se você estiver
identificado com o
coração, então os
seus desejos serão
de uma natureza ainda
mais elevada, mais
do que amente.
Você se tornará
mais estético, mais sensitivo, mais alerta, mais
amoroso.Segundo o mestre
Osho, A mente
é agressiva, o
coração é receptivo.
A mente é masculina, o coração é feminino.A mente é
lógica, o coração é amor.Assim, depende da pessoa ede onde ela está se
referenciando: no corpo, na mente ou no coração. Esses são os três mais
importantes locais nos quais a pessoa pode funcionar. Mas também existiria
um quarto local
em cada um
de nós; no
oriente ele é
chamado de
turya.Turyasimplesmentesignifica o quarto,
o transcendental. Se
uma pessoa se
torna consciente de sua
transcendentalidade, então todos os desejos desaparecem. Então a pessoa apenas
é,sem qualquer desejo, sem
nada para ser
pedido, nada para
ser atendido. Não
existe futuro ou passado. Então a pessoa vive neste momento
completamente satisfeita, realizada. Em Turya, o seu lótus de mil-pétalas desabrocha
e a pessoa se torna divina.Quando a pergunta é: „O que eu quero?‟ Isso
simplesmente mostra que esta pessoa nem
mesmo sabe onde
está, a que
referencial está ligada.
Terá que investigar
dentro de si mesmo –e isso não é muito difícil.
Quando a
comida e o
sexotoma a maior
parte de você,
então eli é
onde você está identificado; se
é algo que
diz respeito ao
pensar, então é
a mente; sediz
respeito a sentimentos, então
é o coração.
E, naturalmente, esta
pessoa não entrou
em Turya, senão a pergunta nunca teria surgido.Assim, a
recomendação do Mestre Osho é que, ao invés de perguntar a alguém, onde se está?
, pergunte a
si mesmo. Investigue.
Somente então as
coisas podem ficar
claras –e isso não é difícil. E continua, “ ...é sempre bom perguntar
algo que seja relevante para você ao
12invés de perguntar algo que não lhe
diz respeito.As pessoas me perguntam se Deus existe ou não, e elas nem mesmo
sabem se elas existem ou não”.O que ele sugere é que simplesmente olhemos para
dentro de nós, para que possamos observar onde exatamente está o
nossoproblema?.Primeiro você tem que ver a sua situação, onde você está;
somente então você poderá dizer o que você quer. Investigue, olhe
para o lugar
exato onde você
está. Segundo o autor,todo
desejo é completo desperdício,
todo querer é
errado. Mas se
a pessoa está
identificadacom o corpo, torna-se impossível
alguém responder,porque isso
estará muito longe
do seu alcance.
Se a pessoa está identificadacom o corpo, deverámudarum pouco para
desejos mais elevados, os desejos
da mente, e
depois um pouco
mais alto, para
os desejos do
coração, e depois finalmente ao estado sem desejo.Osho
acredita que desejo algum jamais será satisfeitoe que esta é a diferença entre
a abordagem científica e a abordagem religiosa. A ciência tenta
satisfazer os nossosdesejos e, naturalmente,
a ciência tem
sido bem sucedida
ao fazer muitas
coisas, mas o
homem permanece na mesma miséria. A religião tenta acordá-lopara a
grande compreensão para que o homempossa ver que todos os
desejosintrinsecamente não conseguem ser satisfeitos.Segundo ele,
épreciso ir além
de todos os
desejos e somente
assim haverá contentamento.
Contentamento não é o fim de um desejo, contentamento não é a satisfação do
desejo; porque o
desejo não pode
ser satisfeito. Com
o tempo, quando a
pessoachegar à satisfação do seu
desejo, irá descobrir que mil e um outros desejos surgiram. Cada desejo se
ramifica em muitos
desejos novos. E
isso acontecerá repetidas
vezes e toda
a suavida será desperdiçada.Aqueles que
sabem, aqueles que
vêem –os budas, os
despertos –todos concordam em um
ponto. Isso não é uma coisa filosófica, é factual, de fato no mundo mais
interior: o contentamento acontece quando
todos os desejos
tiverem sido abandonados.
É com a ausência
de desejos que
o contentamento surge
dentro das pessoas.
Na verdade, a
própria falta de desejos é contentamento, é preenchimento, é gozo, é
florescimento.Para o autor,
o nirvanatem dois significados,
mas esses dois
significados são como dois
lados de uma
mesma moeda. Um
significado é a
cessação do ego
e o outro significado é
a cessação de
todos os desejos.
Isso acontece simultaneamente. O
ego e osdesejos
estão intrinsecamente juntos,
eles estão inseparavelmente juntos.
No momento em que
o ego morre,
os desejos desaparecem,
ou vice-versa: no
momento em que
os desejos
13são
transcendidos, o ego
é transcendido. E
ser sem desejos,
ser sem ego,
é conhecer a felicidade suprema, é conhecer o êxtase
eterno.Dessa forma, ele
acredita que somos
a busca pelo
êxtase eterno, a
qual começa mas nunca termina.●(1)Gislene Farias
de Oliveiraé Psicóloga,
Doutora em Psicologia
Sociale
ProfessoradaUniversidadeFederal do Cearáe da Universidade Regional do
Cariri. E-mail: gislenefo@hotmail.com.
Sinopse
Descubra como temos sido comandados pelas noções impostas pela sociedade, que ditam que devemos ser cada vez melhores do que todos à nossa volta.
Em O livro do ego, Osho compartilha seus ensinamentos através de perguntas e respostas, proporcionando ao leitor a libertação da prisão representada pelo ego. O livro aborda temas como política, poder, violência e amor, relacionando a influência do ego em cada um desses elementos. O autor ensina que a auto aceitação só é possível quando nos despimos de toda a vaidade que carregamos. Juntamente com O livro das mulheres, O livro dos homens e O livro das crianças, esta valiosa obra contribui de maneira imprescindível para o autoconhecimento e para a criação de um mundo melhor.
O ego existe apenas no ser humano, e seu crescimento acompanha o da criança. Os pais, as escolas, as universidades, todos ajudam a aumentar o ego pelo motivo de que por séculos foi preciso que o homem lutasse para sobreviver. Com o tempo, essa ideia de tornou uma obsessão, um condicionamento enraizado de que apenas os egos mais fortes podem sobreviver na luta pela vida. A vida se transformou em uma batalha pela sobrevivência.
Desde muito cedo, somos ensinados a querer ser cada vez maiores, melhores e mais ricos. Os pais têm altas expectativas para o futuro dos filhos e nenhuma delas inclui a simplicidade.
Segundo Osho, ninguém almeja a simplicidade, pois ela é a morte do ego. Sendo assim, nunca estamos satisfeitos com o que conquistamos e esse comportamento gera um sentimento constante de infelicidade.
O livro do ego ajudará a descobrir o que é o ego e como se despir dele para conhecer a si mesmo.
CITAÇÕES DO LIVRO
-
Quanto mais desenvolvida a compreensão – clareza – mais fácil será
analisar
o problema, como algo exterior a nós.
-
A meditação cria esse distanciamento, e também altera o nível de
consciência.
-
Todos sabemos dar bons conselhos para a resolução de problemas dos
outros.
Conseguimos ser sensatos.
-
Isto porque consegue-se manter a distância necessária para observar o
prblema
imparcialmente.
-
Estamos tão presos aos problemas que não os conseguimos contemplar,
testemunhar
ou decifrar.
-
A Psicanálise cria dependência.
-
Um problema resolvido por outra pessoa não resulta numa maior
maturidade
de nossa parte.
-
A Psicanálise favorece uma orientação imatura.
-
Os Psicanalistas são incapazes de resolver os seus próprios problemas.
-
O Homem pode transcender-se, não é incurável.
-
A minimização da consciência significa uma maximização dos problemas e
vice-versa.
-
A consciência total leva ao desaparecimento dos problemas.
-
Os problemas são infinitos e nunca se resolve realmente os problemas.
-
Resolve o Homem e esquece os problemas.
-
A divisão existe mas é um efeito e não uma causa.
-
Tratar um problema psicológico é garantir o surgimento de outro.
-
O criador dos problemas percisa de ser alterado.
-
Nós apreciamos os nossos problemas, por isso os criamos.
-
A Humanidade está doente.
-
O amor é uma necessidade tão básica quanto a alimentação.
-
Atenção é energia.
-
Se a criança não recebe a atenção devida acabará por se tornar um criador
de
problemas.
-
O corpo cresce com alimento e a alma cresce com amor.
-
A meditação é crescimento, não se ocupa dos problemas, ocupa-se do ser.
10.
A meditação
Introdução
-
Ausência de pensamento é meditação.
-Dentro
de nós também existe um céu.
-
Darshan = Observação
-
Através da observação alcança-se gradualmente a paz, o vazio e a
ausência
do pensamento.
-
Os pensamentos e a consciência desperta (??)
-
Se testemunhar, o ego deixará de existir.
-
A morte do “eu” corresponde à aquisição do ser.
-
O método de testemunhar só conduz à libetação se for praticado dia e
noite,
de forma contínua.
A
reflexão, a concentração e a meditação
-
Não há qualquer relação entre reflexão, concentração e meditação.
-
A reflexão sugere uma certa concelentração, a meditação é o oposto.
-
A mente comporta-se como uma multidão.
-
Para pensar de uma forma científica, racional, tem de se concentrar no
objecto
de estudo.
-
É necessário investir toda a energia no objecto, para conhecer a verdade
objectiva.
-
Por isso, a concentração é o método de todas as ciências.
-
A meditação não advém da mente.
-
Meditar é transcender a mente e respectivas limitações.
-
A concentração é o método da mente e a meditação é a negação da mente.
-
O ocidente não conhece a meditação.
-
O mundo ocidental perdeu o silêncio interior e a paz da iluminação.
-
A reflexão pode revelar segredos do mundo exterior.
-
A meditação revela o segredo da subjectividade do ser.
-
A concentração é objectiva, a meditação é subjectiva.
-
A concentração passa por um afastamento, a medita meditação implica a
aproximação
ao centro do ser.
-
O raciocínio nunca leva a nada no mundo interior.
-
Para conhecer o ser basta o silêncio. O lago da mente nunca está calmo.
-
O auto-conhecimento é um passo para ser você mesmo.
-
A mente moderna é a mais perturbada de sempre porque o homem atingiu
a
maturidade.
-
A dúvida só existe por acção do homem, os animais e àrvores/plantas não
têm
dúvidas nem ansiedades.
-
A mente representa o sono, quer esteja concentrada ou distraída.
-
A meditação significa o acordar.
-
Observar a mente faz reconhecer que não somos a mente.
-
Depois de ultrapassar o caos da mente, alcançamos o silêncio do coração.
A
arte da meditação está em transcender a mente
-
Meditação significa observar a mente, ser testemunha da mente.
-
A meditação consiste em observar esse trânsito de pensamentos, à medida
que
vai desaparecendo.
-
O coração nunca foi poluido pela sociedade.
-
O coração é seu amigo, a cabeça é sua inimiga.
-
A meditação significa consciência – não pensar em nada, não se concentrar
em
nada, não contemplar nada.
-
A meditação é ums consciência reflexiva e o seu papel consiste em
observar
o que se coloca à sua frente.
-
Todos mestres tentam oferecer uma vida renovada aos seus discípulos.
-
Actualmente não estou verdadeiramente vivo, limito-me a vegetar.
-
A meditação é o único milagre que existe.
A
meditação não é mais do que um instrumento
-
A meditação serve para nos consciencializar relativamente ao verdadeiro
eu.
Quem escreveu o livro?
Citações do Osho sobre o Ego
O Ego Começa a Crescer Junto Com a Criança
“O Ego não existe em ninguém mais, apenas nos seres humanos, o ego começa a crescer, conforme a criança cresce. Os pais, as escolas, as faculdades, a universidade, todos eles ajudam a fortalecer o ego pela simples razão de que, por séculos, o homem precisou lutar para sobreviver e a idéia tornou se uma fixação, um profundo condicionamento inconsciente, que apenas egos fortes podem sobreviver na batalha da vida. A vida tornou se apenas uma batalha para sobreviver... E os cientistas tornaram isto mais convincente, com a teoria da sobrevivência do mais apto. Então nós ajudamos cada criança a tornar se cada vez mais forte no ego é aí que começa o problema.
À medida que o ego se torna mais forte começa a cercar a inteligência, como uma espessa camada de escuridão. A inteligência é luz, ego é escuridão. A inteligência é muito delicada, O ego é muito duro... A inteligência é como uma flor, o ego como uma rocha. E se Você quiser sobreviver, eles dizem – os chamados conhecedores – então você precisa tornar-se como uma rocha. você precisa ser forte, invulnerável. você precisa tornar-se uma cidadela, uma forlaleza fechada, para que você não possa ser atacado de fora. Precisa tornar-se impenetrável.
Mas desta forma Você se torna fechado. Você começa a morrer assim como sua inteligência, está preocupado porque a inteligência precisa de céu aberto, do vento, de ar, de sol para crescer, expandir-se e fluir. Para manter-se vivo, precisa-se de um constante fluxo e, se ele tornar-se estagnado, pouco a pouco permanecerá um fenômeno morto.”
Osho, Tao: The Golden Gate, Vol. 1, Capítulo, #7
Para continuar lendo em inglês, clique aqui.
A Felicidade é a Morte do Ego
"A felicidade é uma ameaça e a miséria é segura – segura para o ego.
O ego só pode existir na miséria e através da miséria. O ego é uma ilha cercada pelo inferno. A felicidade está ameaçando a existência do ego. A felicidade ergue-se como um sol e o ego desaparece, evapora como uma gota de orvalho sobre a folha de grama.
A felicidade é a morte do ego. Se você quiser continuar a ser uma entidade separada da existência, como quase todos estão tentando fazer, você vai ter medo de ser alegre, animado. você vai sentir-se culpado por ser feliz. Você vai sentir-se suicida porque você estará cometendo suicídio no nível psicológico, no nível do ego.
Isto quase sempre acontece com pessoas que divertem-se por alguns momentos e em seguida sentem-se culpadas.. A culpa surge em função do ego. O ego começa a torturá-las. O que você está fazendo? Você decidiu matar-me? E eu sou o seu único tesouro. Matar-me? Você será destruído. Matando-me estará destruindo a si mesmo..."
Osho, The Dhammapada : The Way of the Budha, Vol. 6, Capítulo #10
Para continuar a ler em inglês clique aqui
Tente Entender o Ego
"Tente entender o Ego, analisá-lo, dissecá-lo, olhá-lo, observá-lo, de todos os ângulos e não tenha pressa em sacrificá-lo. Caso contrário o maior egoísta nasce: a pessoa que pensa ser humilde. A pessoa que pensa não ter ego.
Isto é mais uma vez a mesma história jogada num nível mais sutil. Isto é o que as pessoas religiosas têm feito ao longo dos séculos – piedosos egoístas fizeram. Eles fizeram seus egos ainda mais decorados, isto tornou a cor da religião ainda mais sagrada. O seu ego é melhor que o ego do santo. O seu ego é melhor, muito melhor – porque o seu ego é muito grosseiro e o ego grosseiro pode ser entendido e cair mais facilmente que o sutil, o ego sutil jogará tais jogos, isto é muito difícil. Será necessário absoluta consciência para identificá-lo"
Osho, The Fish in the Sea is Not Thirsty, Capítulo # 12
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O Sofrimento Nutre Seu Ego
”O sofrimento tem muito mais coisas para dar a você do que jamais a felicidade poderia dar. Pelo contrário, a felicidade tira muitas coisas de você. Na verdade a felicidade tira tudo o que você já teve, tudo o que você já foi. A felicidade o destrói. O sofrimento nutre o seu ego e a felicidade é, basicamente, um estado de ausência de ego. Esse é o problema, o verdadeiro cerne do problema. Por isso as pessoas têm verdadeira dificuldade em serem felizes. É por isto que milhões de pessoas no mundo têm vivido no sofrimento, na miséria interior, decidiram viver no sofrimento. Ele dá a você um ego, muito, muito cristalizado. Você é sofredor, miserável. Você não é feliz. No sofrimento existe uma cristalização. Na felicidade você se torna difuso .
Caso isso seja entendido, então as coisas tornam-se muito claras. O sofrimento torna você especial. A felicidade é um fenômeno universal, não há nada especial nela”.
Osho, The Book of Wisdom Capítulo, Capítulo # 20
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Amor e Ego não podem vir juntos.
“Conhecimento e ego vão juntos perfeitamente bem, mas amor e ego não podem vir juntos, não em todos. Eles não podem fazer companhia. Eles são como a escuridão e a luz. Se a luz está lá a escuridão não pode estar. A escuridão pode estar apenas se a luz não estiver lá. Se o amor não está lá o ego pode estar. E vice-versa, se o ego é descartado, o amor chega por todas as direções. Ele simplesmente começa a derramar-se em você por todos os lugares”.
Osho, The Secret, Capítulo # 1
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O Ego Alimenta o Seu Desejo de Ser Outra Coisa.
“Onde é que o ego obtém a sua energia: O ego alimenta-se de seu desejo de ser outra coisa. Você é pobre e deseja ser rico? O ego está absorvendo energia. Isto é respiração viva. Você é ignorante e deseja tornar-se um sábio – o ego está absorvendo energia. Você é um ninguém e deseja tornar-se poderoso o ego está absorvendo energia.
Entenda o processo do ego. Como o ego vive? O ego vive da tensão entre o que você é e o que você deseja ser. A deseja ser B – o Ego é criado a partir dessa verdadeira tensão. Como o ego morre? O ego more quando você aceita o que você é. Aí você diz: “Eu estou bem como eu sou. Onde estou é bom. Permanecerei apenas onde a existência me coloca. Sua vontade é minha vontade”.
Quando Você abandonar toda a tensão sobre o futuro – eu deveria tornar-me isto, eu deveria tornar-me aquilo – o ego evapora. O Ego vive com base no passado e no futuro. Entenda isto um pouco. As argumentações do ego são do passado, - “eu fiz isto, Eu fiz aquilo” – É tudo no passado. E o ego diz, “Eu definitivamente farei isto” Eu definitivamente mostrarei a você que eu posso conseguir aquilo - Isto é tudo no futuro. O ego simplesmente não existe no presente. Se você vem para o presente, então o ego desaparece. Isto é a morte para o ego. Vir para o presente é a morte do ego.
Osho, Die, O Yogi die, Capítulo # 8
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O Ego Existe Através da Fricção.
“O ego existe por meio da fricção Tenha um ideal e você vai tornar-se um egoísta. O idealista é um egoísta. Tenha um ideal maior e você será um grande egoísta. Quanto maior for o ideal, maior será o ego, pois maior será a fricção. O ego é criado pelo atrito entre o real e o ideal. Agora você pode ter o ideal de ausência de ego. Tanto faz, o ideal traz o ego. Agora sua idéia de ausência de ego trará um grande ego. Então os reais egoístas são aqueles que pensam ser pessoas humildes, que fingem estar sem ego.
O homem sem ego é o homem que não tem ideais.
Agora você pode ter o ideal de ausência de ego – tanto faz. Você pode dizer ”Mas eu tenho o ideal de estar sem ego.” – tanto faz, o ideal traz o ego. Agora sua idéia de ausência de ego trará um grande ego. Então, os egoístas reais são aqueles que pensam ser pessoas humildes, que fingem não ter ego.
O homem sem ego é o homem que não tem ideais. Deixe ser este o critério e você estará tropeçando no fundamental. O homem sem ego é o homem sem ideais. Então como o ego pode ser criado”? – A verdadeira energia estará perdida... A energia vem da fricção, do conflito, da luta.
Quando você aceita sua vida – quando você toma seu café da manhã, quando você dorme, caminha, toma seu banho – como você pode criar um ego a partir dessas coisas? Dormir quando sentir sono, comer quando sentir fome, como você pode criar o seu ego? Não, se você controlar poderá criar um ego. Se você ficar acordado por toda a noite e disser – Eu não vou dormir, você pode criar um ego. Pela manhã, a pessoa que dormiu bem não terá ego, você terá um grande ego.”
Osho, Zen – The Path of Paradox, vol. 2, Capítulo # 4
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O Ego Não Quer Ser o Todo
Então eu não estou ensinando você a ser bom. Não estou ensinando você a ser mau. Eu estou ensinando você apenas a ser inteiro. Ser inteiro é ser saudável e ser saudável é ser sagrado.
Mas o ego não quer ser inteiro, pois se você é o todo ele não poderá existir. O ego existe apenas na divisão. Quando você está lutando consigo mesmo o ego existe. O ego sempre existe através do conflito... O conflito é seu alimento, sua nutrição. Assim se você está inteiro, o ego não poderá existir. Você pode olhar isto. Você pode ir e olhar os criminosos, - Você pode ir e olhar seus santos – eles tem seu ego – o ego do bom e o ego do mau. Mas se você puder encontrar um homem que não tenha ego, ele não será nem um pecador, nem um santo, ele vai ser muito simples. Ele não vai reclamar de nada bom ou ruim... ele não vai reivindicar nada.
O ego é criado pela quebra... Quando você está lutando, o ego entra. quando você não está lutando, o ego não pode entrar. Ego é uma tensão. Se você quer o ego, então divida-se tanto quanto possível. Torne-se duas pessoas. É isto que acontecendo com muitas pessoas, isto é o que aconteceu com toda a humanidade. Todos tornaram-se duas pessoas – uma voz diz – faça isto – a outra voz diz – não faça isto – então o ego surge.. O ego surge com a fricção, e o ego é muito intoxicante, torna você inconsciente. Este é todo o mecanismo.
Osho, Tao: The Pathless Path Vol. 1, Capítulo # 14
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Você Não Pode Abandonar o Ego.
“Eu sou isso e aquilo, não é nada mais do que um outro nome para o ego. Agora você terá problemas. Se o ego está convencido de que a única maneira é deixar cair o ego, então quem vai deixar cair quem? E como? Será como puxar você mesmo pelos próprios cadarços. Você vai achar bobagem. Veja cada palavra que você usa – eu sou isso ou aquilo – nada mais é do que o ego.
A segunda coisa – ninguém jamais foi capaz de abandonar o ego, porque o ego não é uma realidade que você possa deixar – qualquer coisa para ser descartada, precisa ser real, substancial. O ego é apenas uma noção, uma idéia. Você não pode abandoná-lo, você pode apenas entendê-lo. Você pode abandonar sua sombra? Você pode correr tão rápido quanto queira, mas sua sombra vai correr na mesma velocidade.
Você não pode abandonar o ego. Uma vez que você comece a tentar abandoná-lo, você entrará numa grande confusão – você se tornará cada vez mais preocupado e intrigado – e esta não é a única maneira de livrar-se do ego. A única maneira de libertar-se do ego é olhar para ele.”
Osho, Theologica Mystica, Capítulo # 9
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A Natureza Sempre é Bonita, o Ego é Sempre Feio
"Então quando você faz algo, olhe, esteja alerta. E se isto conduzi-lo à miséria, então saberá bem que era o ego. Então, da próxima vez, esteja alerta, não dê ouvidos a essa voz. Se for a natureza, irá conduzi-lo a um estado de bem-estar da mente. A natureza sempre é bonita. O ego sempre feio. Não há outro caminho, apenas de tentativa e erro. Eu não posso dar-lhe um critério para que você possa julgar tudo, não. A vida é sutil e complexa e todos os critérios são deficientes. Você terá que fazer seus próprios esforços para julgar. Então sempre que você fizer alguma coisa, ouça sua voz interna. Tome nota de onde ela lhe conduz. Caso o conduza à miséria foi, com certeza, proveniente do ego.
Se o seu amor o leva ao sofrimento, à miséria interior, foi a partir do ego. Se o seu amor conduz você a uma grande benção e bem-aventurança, provém da natureza. Se a sua amizade, até a sua meditação o conduzir ao sofrimento, à miséria, foi procedente do ego. Se viesse da natureza tudo estaria adequado, tudo seria harmonioso. A natureza é maravilhosa, a natureza é linda, mas você precisa trabalhar nisso.”
Osho, The Alchemy of Yoga, Capítulo # 4
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Antes Que Você Possa Perder Seu Ego, Você Precisa Alcançá-lo
Osho,
Eu sinto que por meio do desenvolvimento de uma atitude de resistência às dificuldades, eu tornei-me muito resignado com a vida. Sinto essa resignação como um peso empurrando-me contra o meu esforço para tornar-me mais vivo na meditação. Será que isto significa que eu teria suprimido o meu ego e que deveria encontrá-lo antes de realmente perdê-lo?
“Este é um dos maiores problemas. Isto parecerá muito paradoxal, mas é verdade – antes que você possa perder seu ego, Você deve alcançá-lo. Apenas uma fruta madura cai no chão. Maturidade é tudo. Um ego imaturo não pode ser derrubado, destruído. E se você lutar com um ego imaturo, para destruí-lo, dissolve-lo, todo o seu esforço será um fracasso. Ao invés de destruí-lo você achará que ele está mais reforçado, de novas e sutis maneiras.
Isto é algo fundamental a ser entendido – o ego deve chegar ao pico, deve ser forte, ele deve ter atingido uma integridade – só então você pode dissolvê-lo. Um ego fraco não pode ser dissolvido e isto torna-se um problema.
No Oriente todas as religiões pregam a ausência do ego. Então, no Oriente todos são contra o ego, desde o início. Em função dessa atitude contrária, “O Ego nunca se torna forte, nunca chega ao ponto de integração, de onde possa ser derrubado. Nunca está maduro. Assim, no Oriente é muito difícil dissolver o Ego, quase impossível.
No Ocidente, toda a tradição ocidental de Religião e Psicologia propõe, prega, convence as pessoas a ter egos fortes – porque a menos que você tenha um ego forte, como poderá sobreviver? A vida é uma luta, se você não tiver ego poderá ser destruído. Então quem resistirá? Quem lutará? Quem competirá? E a vida é uma contínua competição. A Psicologia Ocidental diz- atingido o ego, seja forte nele.
Mas no Ocidente é muito fácil dissolver o ego. Assim, sempre que um buscador Ocidental atinge um entendimento de que o ego é o problema, ele pode facilmente dissovê-lo, mais facilmente do que qualquer buscador do Oriente.
Este é o paradoxo – no Ocidente o ego é ensinado, no Oriente a ausência do ego é ensinada. Mas no Ocidente é fácil dissolver o ego, no Oriente é muito difícil.
Esta será uma tarefa difícil para você, primeiro atingir e, em seguida, perder – porque você só pode perder o que já possui, se você não possui, como pode perder?”
Osho, My Way – The Way of The White Clouds, - Capítulo # 8.
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Com o Ego o Amor é Impossível
“Quando você está com raiva, na paixão, violento, agressivo, você sente um ego cristalizado dentro de você. Sempre que você está amando, na compaixão a cristalização não está lá. É por isto que não conseguimos amar, porque com o ego, o amor é impossível. É por isto que continuamos a falar tanto sobre o amor e nunca estamos amando.
E tudo o que chamamos de amor é, mais ou menos sexo, não é amor, porque você não pode perder seu ego, e o amor não pode existir a menos que o ego desapareça. Amor, meditação, divindade, todos exigem uma coisa – o ego não deve estar lá – É por isto que Jesus está certo ao dizer que Deus é amor, pois ambos fenômenos acontecem apenas quando o ego não está presente.”
Osho, The Book of Secrets, Capítulo #53
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A Sociedade Precisa de Você Como um Ego
“A criança nasce com a consciência, mas não com o ego. A criança desenvolve o ego. Conforme ela se torna mais e mais social e relacionada, o ego desenvolve-se. Este ego está apenas na sua periferia, onde Você se relaciona com os outros. – apenas no limite do seu ser, e a consciência é o centro. A criança nasce com a consciência mas não está consciente. Ela é a consciência mas não está consciente de si mesma. A primeira conscientização da criança surge com seu ego. Ela toma conhecimento do seu eu, não da sua consciência. Na realidade ela se torna consciente primeiro do tu, do outro. A criança torna-se consciente de sua mãe. Então, reflexivamente ela se torna consciente de si mesmo. Primeiro ela se torna ciente dos objetos ao seu redor. Então, pouco a pouco ela começa a sentir que é separada. Este sentimento de separação dá-lhe a sensação do ego, e porque a criança primeiro toma consciência do ego, o ego torna-se a cobertura do ser.
Então o ego vai crescendo, porque a sociedade precisa de você como um ego, não como uma consciência. A consciência é irrelevante para a sociedade, sua periferia é significativa. E existem muitos problemas. O ego pode ser ensinado, o ego pode ser dócil e o ego pode se forçado a ser obediente. O ego pode ser feito para ajustar-se, mas não a consciência. A consciência não pode ser ensinada, a consciência não pode ser forçada. A consciência é intrinsicamente rebelde. Ela não pode ser feita como uma parte da sociedade.”
Osho, A Última Alquimia, Vol. 1, Capítulo #14
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Você é Único
”Todos nós, mesmo um rato, tem seu ego. Todo o mundo mesmo um homem religioso, tem seu ego. Mesmo enquanto declara “ Eu sou apenas o pó embaixo de seus pés” você está agregando ego.
O ego e a sociedade devem ser descartados, então você encontrará a individualidade correspondente... um sentimento de exclusividade. Sim, você é único. Todos os demais são únicos. Neste mundo apenas pessoas únicas existem, assim a comparação é estúpida, porque apenas você é como você mesmo. Não há ninguém como você. Então como comparar?”
Osho, A disciplina da transcendência, Vol.1, # Capítulo 4
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O Ego é Exploração
“Existem apenas dois estados de consciência – o estado do ego e o estado do amor. O estado do ego é limitado, na forma de semente, um estado atômico – o amor é todo compaixão, o amor é divino. O centro do ego é o eu, o ego existe por si mesmo. O néctar do amor é o universo. O amor existe para todos.
O ego é exploração, o amor é serviço. E o serviço que flui do amor, livremente e espontaneamente é não-violência.”
Osho, Immortal Words, Capítulo # 16
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Fonte:https://www.osho.com/pt/citacoes-portugues/osho-cita%C3%A7%C3%B5es-ego
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